Atividades

1.º SEMESTRE DE 2018

1. TRILHA GUIADA NO CENÁRIO HISTÓRICO | Mínimo 15 pessoas

Uma viagem incomum no tempo, percorrendo os caminhos da colonização e do desenvolvimento do Paraná em ambientes originais de época.

Trilha interativa em Museu ao Ar Livre (242.400m²). Uma maneira diferente de conhecer a história da ocupação do território paranaense, em meio ao remanescente florestal nativo encravado na região do Médio rio Iguaçu.
 
Na trilha do Cenário Histórico do Paraná se vivencia – em um passeio – a ocupação (expedições militares, tropeirismo, navegação), a Guerra do Contestado e aspectos da colonização (índios, caboclos, imigrantes).

2. TURISMO PEDAGÓGICO | Mínimo 15 pessoas

O Parque Histórico criou um cenário com construções relocadas e equipamentos para abordar a história da ocupação e do desenvolvimento regional desde o ano de 1500.

Uma trilha interativa batizada de “Caminho do Tempo” estimula o processo de aprendizagem da História do Paraná em uma oca indígena, casas de caboclo, bodega do tropeiro, vila dos imigrantes e Museu da Erva-mate.

As atividades pedagógicas são direcionadas à história da ocupação brasileira na região; da arquitetura e costumes das colonizações polonesa, alemã e ucraniana; dos ciclos econômicos e da Guerra do Contestado.

O ambiente natural do Parque Histórico supre ferramentas a temas como “Ciclo da Água”, Rio Iguaçu (qualidade da água, geração de energia e enchentes). Um passeio de barco complementa a experiência de conhecimento em contato com a água e aproximação a duas cachoeiras.

3. ALMOÇO TÍPICO | Mínimo 15 pessoas

Experimente as delícias locais da gastronomia: dos alemães, o “heffeklösse”, um “bolinho de fermento” acompanhado de frango caipira e molhos; do cardápio regional, a costela “de mulher”, feita no jeitinho da região. Faça sua opção e… bom apetite!

4. PASSEIO DE BARCO | Mínimo 8 pessoas

O passeio de barco complementa as atividades histórico-culturais do Parque. Oferece uma bela oportunidade de contato com a água e aproximação às cachoeiras do Rio Palmital e Tigre. As belezas do “Iguaçu das Cataratas” na região média do rio, aliadas à experiência e aventura do “Macuquinho de União da Vitória”.

5. HOSPEDAGEM EM CASAS TÍPICAS | Mínimo 8 pessoas

Oferecemos hospedagem a um público interessado em resgatar a experiência de vida simples, familiar, em casas das etnias polonesa, ucraniana e alemã. Imersão em uma pequena Vila dos Imigrantes composta de casas centenárias de madeira. São casas relocadas e restauradas no ambiente do Parque para preservar a antiga arquitetura destes povos.

Preservada a arquitetura original, o ambiente comum de cada casa sugere a ocupação por grupos, amigos, famílias. São disponibilizados cozinha e utensílios, churrasqueira.

6. CAMPING | Sem número mínimo

O Parque Histórico possui uma área de camping com infraestrutura básica composta de:

– Área gramada para 15 barracas;
– 2 banheiros, com 2 chuveiros elétricos, tanque lavar roupa e pia;
– Churrasqueira móvel;
– Duas áreas de apoio cobertas com mesas e pia; uma delas, com fogão e geladeira;
– possibilidade de extensão de pontos de luz.

Aliada à estrutura de hospedagem do Parque Histórico e à área da “Praça Central”, a atividade “camping” pode sediar eventos maiores.

7. PESCA | IGUAÇU DOURADO! | Mínimo 2 pessoas

O Parque Histórico está localizado à margem do Lago da Usina de Foz do Areia. Porta de entrada do sistema de geração de energia do rio Iguaçu, o lago sofre grandes oscilações de nível. Muito baixo, emergem as corredeiras do leito natural do Iguaçu possibilitando a pesca do Dourado. A espécie foi recentemente (2014) encontrada no lago e a pesca esportiva nasce como novo atrativo.

Em condições normais é possível a pesca do lambari, bagres, traíra, jundiás e de pequenos pintados (20 a 35 cm) existentes na região. Exige-se ARRAIS. Dispomos de 02 embarcações, estrutura para colocação e retirada de barcos de pesca.

8. CAMINHOS DO IGUASSU I | BITURUNA | Para até 10 pessoas |

Passeio de barco pelo lago da usina de Foz do Areia. Saída do Parque Histórico com possibilidade de dois destinos: PRIMEIRO, até Bituruna (tempo de navegação estimado 4 horas + paradas), cidade com especialidades e gastronomia italiana e, SEGUNDO, até a barragem da grande usina (duração estimada 6 horas). Além da possibilidade de visita à Usina, Faxinal do Céu e ao Horto, este roteiro permite uma parada para conhecer Entre Rios no caminho à Guarapuava. Duração média navegando: 06 horas. Inclui aproximação a cachoeiras, lanche e bebida.

9. CAMINHOS DO IGUAÇU II | PORTO VITÓRIA | Mínimo de 08 pessoas

Passeio de barco entre União da Vitória e Porto Vitória. Inclui almoço. Duração média de 4h. Retorno terrestre. Retorno fluvial para o grupo que realizou inicialmente o percurso terrestre.

10. CAMINHOS DO IGUAÇU III | INTERPONTES DE UNIÃO DA VITÓRIA

Na cidade, com agendamento prévio, um belo passeio fluvial passando pelas pontes Machado da Costa (antiga ponte da estrada de ferro e hoje divisa dos Estados), Domício Scaramella e a Ponte do Arco. Partidas com mínimo de 8 pessoas. Este passeio pode incluir happy hour e jantar a bordo.

11. ALUGUEL DE INSTALAÇÕES | Consulte

O Parque Histórico dispõe de instalações para reuniões, festas, encontros de família, imersão e treinamento. Restaurante (70 lugares). Cessão do local e equipamentos para fotos.

12. CITY TOUR NAS CIDADES | Consulte

Uma rica experiência amparada em atrativos naturais (morro do Cristo, transposição dos planaltos, o grande rio Iguaçu); na história da ocupação do território brasileiro e dos Estados do Paraná e Santa Catarina (as expedições militares portuguesas, o tropeirismo, a navegação, a ferrovia, a Guerra do Cotestado, a “era” madeireira); na gastronomia, com a costela, o xixo, os pratos típicos das imigrações alternadamente servidos pelo trade turístico de restaurantes e, na cultura, o espetáculo de dança do grupo ucraniano Kalena.

*AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS APENAS COM AGENDAMENTO PRÉVIO MEDIANTE A DISPONIBILIDADE DA ORGANIZAÇÃO DO PARQUE.

*A RESERVA DE DATAS OU SERVIÇOS SE CONFIRMA APENAS APÓS DEPÓSITO BANCÁRIO ANTECIPADO – 15 DIAS – DE 50% (CINQUENTA POR CENTO).

*HAVENDO CANCELAMENTO DAS ATIVIDADES OU SERVIÇOS O PARQUE FARÁ A DEVOLUÇÃO DE ATÉ 35% SOBRE O VALOR DEPOSITADO A TÍTULO DE RESERVA CONFORME OS CUSTOS OU INVESTIMENTOS JÁ EFETUADOS PARA O EVENTO.

AGÊNCIAS LOCAIS DE TURISMO:

– MAG VIAGENS E TURISMO – 42 3522 9002 / 99343987 e-mail: atendimento@magviagens.com.br
– AIOLFI TURISMO – 42 99637237 e-mail: andreiaturaiolfi@gmail.com
– AGÊNCIA SETE ILHAS – 42 3522 5632 e-mail: agenciaseteilhas@hotmail.com
– CENTRUS IDIOMAS E VIAGENS – 42 3522 4848 e-mail: centrus@yahoo.com.br
– BITUR – 42 3522 1816 e-mail: fretamento@bitur.com.br
– CVC UNIÃO DA VITÓRIA – 42-35220100 e-mail: cristiane.3580@cvc.com.br
– MEDITERRANEO VIAGENS E TURISMO – Telefone: (42) 3522-0366 e-mail: mediterraneo@uvaol.com.br

SECRETARIAS MUNICIPAIS LIGADAS AO TURISMO

UNIÃO DA VITÓRIA – PR
SIT – Serviço de Informações Turísticas: (42) 3523-1413
Rua Interventor Manoel Ribas, 265 – Centro. Atendimento: horário comercial.
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo: (42) 3521–6300.

PORTO UNIÃO – SC
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Rua Sete de Setembro 557, Centro.
Horário de funcionamento: Segunda a Domingo: 08 h às 18 h
E-mail: cultura@portouniao.sc.gov.br – Telefone: (42) 3522-06-49 / Prefeitura: 42 3523 1155

CONDUTORES/MONITORES LOCAIS
Luiz – 42 9 9136 5022
Andréia – 42 9 99637237
Cidão: (42) 9 9131-47-31 ou 9 9135-23-90 (Para conhecer as Cachoeiras de Porto União)

FALE COM O PARQUE HISTÓRICO IGUASSÚ:

PELO WHATSAP:
Dago: 42 9 9975 0238
Joana: 42 9 9911 1727

USE O EMAIL: dagowoehl@uvaol.com.br