Atividades

1) Trilha Guiada do Cenário Histórico| Mínimo 15 pessoas

Uma viagem incomum no tempo, percorrendo os caminhos da colonização e do desenvolvimento em ambientes originais de época.

Uma trilha interativa em um Museu ao Ar livre. Uma maneira diferente de conhecer a história da ocupação do território paranaense, em meio ao remanescente florestal nativo encravado na região mediana do rio Iguaçu.

Na trilha do Cenário Histórico do Paraná se vivencia – em um passeio – a ocupação (expedições militares, tropeirismo, navegação), a Guerra do Contestado e aspectos da colonização (índios, caboclos, imigrantes).
2) Turismo Pedagógico | Mínimo 15 pessoas

O Parque Histórico criou um cenário com construções relocadas e equipamentos para abordar a história da ocupação e do desenvolvimento regional desde o ano de 1500.

Uma trilha interativa batizada de “Caminho do Tempo” estimula o processo de aprendizagem em uma oca indígena, casas de caboclo, bodega do tropeiro, vila dos imigrantes e no Museu da erva-mate.

As atividades pedagógicas são direcionadas à história da ocupação brasileira na região; da arquitetura e costumes das colonizações polonesa, alemã e ucraniana; dos ciclos econômicos e da Guerra do Contestado.

O ambiente natural do Parque Histórico supre ferramentas à temas como “Ciclo da Água”, Rio Iguaçu (qualidade da água, geração de energia e enchentes).

Um passeio de barco complementa a experiência de conhecimento em contato com a água e aproximação a uma cachoeira.
3) Almoço Típico | Mínimo 15 pessoas

Experimente as delícias da comida alemã ou aproveite para comer uma costela feita no jeitinho da região. Escolha um dos cardápios para resgatar um pouco da gastronomia e conhecer os costumes do povo que vive na região.
4) Passeio de Barco | Mínimo 8 pessoas

O passeio de barco complementa as atividades histórico culturais no Parque oferecendo para apreciar a natureza em contato direto com a água. Com o barco são oferecidos passeios de aproximação às cachoeiras do Rio Palmital e do Tigre. + Saiba mais
5) Hospedagem em Casas Típicas | Mínimo 8 pessoas

Oferecemos hospedagem à interessados em aspectos da cultura alemã, polonesa e ucraniana. Uma imersão em uma pequena Vila dos Imigrantes composta de casas centenárias de madeira relocadas e restauradas para resgatar e preservar a antiga arquitetura destes povos. + Saiba mais
6) Camping | Sem número mínimo

O Parque Histórico possui uma área de camping com infra-estrutura básica composta de:

– Área gramada para 15 barracas;
– 2 banheiros, com 2 chuveiros elétricos, tanque lavar roupa e pia;
– Churrasqueira móvel;
– 2 área de apoio cobertas com mesas e pia; uma delas, com fogão e geladeira;
– possibilidade de extensão de pontos de luz.

Aliada à estrutura de hospedagem do Parque Histórico e à área da “Praça Central”, a atividade “camping” pode sediar eventos maiores.
7) Pesca | Sem número mínimo

O Parque Histórico está localizado à margem do Lago Da Usina de Foz do Areia. Dispõe de estrutura para colocação e retirada de barcos de pesca (alumínio, até 6 metros).

Porta de entrada do sistema de geração de energia do rio Iguaçu, o lago sofre grandes oscilações de nível. Muito baixo, emergem as corredeiras do leito natural do Iguaçu possibilitando a pesca de dourados.

Em condições normais é possível a pesca do lambari, traíra, jundiás e de pequenos (20 a 35cm) pintados existentes na região. Exige-se ARRAIS. Dispomos 2 embarcações.

As atividades são realizadas apenas com agendamento prévio, mediante a disponibilidade da organização do Parque.

O Parque protege a cultura e divulga a nossa história!